quarta-feira, 9 de março de 2011

Ecocardiograma Fetal

O que é?
Ecocardiograma fetal, ou ecofetal, é o exame que vai observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu. É um ultrassom bem parecido com os outros já realizados pela mamãe, mas por ele o médico especialista em cardiologia fetal vai observar especificamente as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado.
Uma anormalidade congênita do coração aparece em 5 para cada 100 nascimentos. Dos bebês com alteração congênita do coração, apenas 10% têm algum fator de risco.
Exames para o público - A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que esse exame seja realizado de rotina no pré-natal em todas as gestações. O ecofetal existe no sistema público de saúde, mas somente as mamães que têm algum risco para a má-formação do coração do bebê são as que realizam o exame gratiuto.
Há convênios que cobrem o ecocardiograma fetal. No entanto, para a realização particular o preço não é tão atrativo: cerca de R$ 250,00.
A gestante não precisa de nenhuma preparação prévia para a realização do exame. É um exame indolor onde o médico colocará um gel na barriga da mamãe e através de um aparelho são geradas imagens do bebê dentro da barriga. O exame ecofetal dura cerca de 30 minutos, mas esse tempo pode ser menor caso o médico consiga verificar os dados de que precisa rapidamente ou mesmo maior se houver dificuldade na visualização das imagens.
O médico poderá dizer ao término do exame se está tudo bem, mas, às vezes, o médico pode querer rever o exame que foi gravado para analisar melhor os detalhes e só depois divulgar o resultado.
A idade gestacional ideal para a realização do ecocardiograma fetal é entre a 18a e 24a semana, podendo ser realizado até o fim da gravidez, onde as imagens são obtidas com mais dificuldades.(Créditos:http://guiadobebe.uol.com.br)

Eu fiz meu exame hoje na clínica Cedeco aquí em Suzano, fiquei um pouco nervosa, mas o médico ao final do exame me garantiu que está tudo bem com o coraçãozinho(♥) da minha Mariana, fiquei mais tranquila, pois graças á Deus está tudo bem! 
Agora o ecocardiograma do meu coração será feito dia 14/03, também na Clínica CEDECO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário